Artigos - A gestão de políticas públicas deve estar para Administradores

“Não existe país subdesenvolvido, existe país subadministrado”, teorizou o administrador Peter Drucker. Para destacar a coerência da afirmação, usemos como exemplo as administrações públicas praticadas em países como Estados Unidos e Brasil. No primeiro, 19% dos graduados nas universidades são formados em Administração e são esses profissionais que ocupam os cargos executivos do Poder Público.

Por esses motivos, é indispensável o trabalho profissional de Administradores, assim como nas empresas privadas, nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todas as esferas, que demandam uma gestão séria e competente.

O Administrador público confere eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e para uma relação governo-sociedade mais transparente e democrática. Está habilitado para o planejamento e a gestão de políticas públicas, a implementação de programas de responsabilidade social, a gestão de organizações sociais, a elaboração de programas governamentais e também é requisitado por agências reguladoras e de fomento social.

Dentro da missão de planejar, coordenar, normatizar e executar os sistemas de administração de uma Prefeitura, qualquer que seja, a Secretaria de Administração de uma cidade formula e implementa políticas de Administração dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e tecnológicos que forneçam à Administração Municipal meios para fazer uma prestação de serviço de modo efetivo, ético e de alta qualidade para os cidadãos.

Entre suas funções essenciais está à modernização da estrutura organizacional e dos métodos de trabalho, a racionalização do uso de bens e equipamentos, recrutamento, seleção, treinamento, pagamento e controle funcional e financeiro de pessoal, controle do material permanente e de consumo, conservação dos bens móveis e imóveis e manutenção do transporte oficial. Também compete implantar normas e procedimentos para o processamento de licitações destinadas à compra de materiais.

Dentro deste contexto, nenhuma profissão mais indicada para ocupar esse cargo, de secretário de Administração das prefeituras goianas, que o próprio Administrador. Não existe mais governança por intuição e carisma. A realidade é outra. A profissionalização do setor público e a busca pela eficiência na gestão governamental atraem um número cada vez maior de profissionais com formação densa em ciência e tecnologia, e ao mesmo tempo de olho na realidade nacional e nas características regionais.

Como consultor, o Administrador planeja propostas institucionais que podem reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas.

É nesse sentido que se mantém nossa busca pelo reconhecimento e valorização deste profissional, uma luta diuturna que não cessa. Por isso alertamos aos novos prefeitos que assumirão seus postos de trabalho a partir do dia 1º de janeiro de 2017 que ao nomear um profissional para assumir as secretarias de Administração dos municípios goianos, optem por gestores com formação acadêmica em Administração, que detenham conhecimentos necessários à boa gestão de recursos financeiros, humanos e materiais, que se pautem por objetivos públicos, coletivos, definidos e perseguidos no âmbito dos dilemas e negociações que ocorrem no mundo complexo das práticas políticas, sempre com intuito de ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas.

Adm. Samuel Albernaz
Presidente do SINAGO

 

 Mini-Currículo:

Adm. Samuel Albernaz - Pós-Graduado em Políticas Públicas e Análise Econômica pela UFG. Doutor pela Universidade do México. Administrador pela PUC-GO. Consultor e Conferencista. Membro da Academia Goianiense de Letras. Autor de artigos publicados em jornais e revistas. Presidente do SINAGO - Sindicato dos Administradores de Goiânia e diretor da Federação Brasileira dos Administradores (FEBRAD). Foi vice-presidente da Organização Latino Americana de Administração (OLA), Diretor do Conselho Federal de Administração e Diretor da FEBRAD. Vice-presidente da Associação Goiana de Administração (AGAD). Idealizador da criação do cargo de Administrador nas Prefeituras e da inclusão do Administrador nas Juntas Comerciais do Brasil, no Conselho Administrativo Tributário do Estado de Goiás (CAT) e na Prefeitura de Goiânia (CTF). Também é de sua autoria a campanha pela fixação do Piso Salarial dos Administradores e da inclusão do Dia do Administrador no calendário cívico do Brasil, no Estado de Goiás e em várias prefeituras goianas destacando a de Goiânia. Samuel Albernaz é conhecido por seu empenho incessável em defesa dos interesses daqueles a quem representa e por sua competência no desempenho de suas funções. Sua gestão à frente do CRA/GO reconhecidamente estruturou a profissão no Estado de Goiás.  


 Para saber mais e para ler mais artigos como esse, acesse: http://www.samuelalbernaz.com.br