A profissão de Administrador é relativamente nova e foi criada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.
Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.
- Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
- Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
- Habilidades Conceituais: Ter Visão Sistêmica.
Proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionários para que eles possam crescer junto com a empresa.
Este é o símbolo do Administrador. O símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão, inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.
O símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores: ul>
Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769 de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O Dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68 de 09/12/68.
"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria". O juramento foi oficializado pela RN CFA nº 201 de 19/12/97
"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIêNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUçãO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas."
Adm. Rui Ribeiro de Araújo
"O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em ética e em ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da ética, pois só assim mudaremos a ética do País.é o que propomos e é o que a Comissão de ética do CFA deseja despertar em todas as organizações".
Tupinambá Paraguaçú
Mais informações do Código de ética no site: www.cfa.org.br
O CFA não estabelece piso salarial do Administrador. A FEBRAD - Federação Brasileira dos Administradores disponibiliza no site www.febrad.org.br a tabela de honorários da categoria profissional do Administrador. O telefone para contato é: (13) 3232-8528.
O SINAGO apresentou ao Deputado Federal e Administrador Sandro Mabel proposta de Projeto de Lei, objetivando instituir o Piso Salarial do Administrador.
A Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador, realizada pelo CFA, em 2006, apresenta informações sobre a renda média do Administrador.