Tenho indisfarçável orgulho das coisas de Goiás. Como escritor, pesquisador da historiografia goiana e administrador de empresas, desde a minha formatura ocorrida em 1980, pela então Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, salvo raríssimos períodos de minha atividade profissional, sempre administrei bens culturais. Sinto-me muito feliz pelo fato de ter sido o primeiro administrador a ocupar a presidência da União Brasileira de Escritores, Seção de Goiás, a ocupar assentos titulares na Academia Goiana de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
Agora, ergo a minha lupa sobre o nascedouro do Conad, no ano de 1994, idealizado pelo administrador Samuel Albernaz com o propósito de comemorar o Dia do Administrador no mês de setembro, envolvendo profissionais da área, acadêmicos, professores, executivos para discutir assuntos de interesse tocantes à realidade nacional e internacional sob os olhos da Administração.
No ano seguinte, Samuel Albernaz, na condição de conselheiro junto ao CFA, apresentou o projeto do Conad ao CRA-GO/TO para a entidade realizá-lo, o que de fato aconteceu, apenas ocorrendo a mudança de seu nome para Ciclo de Conferências de Administração. Com o tema central Readministrando as Organizações Brasileiras, o evento ocorrido de 3 a 5 de setembro de 1995, teve palco no Salão de Convenções do Castros Park Hotel e contou com a presença de 350 participantes.
Samuel Albernaz frente à presidência do CRA GO/TO (onde desempenhou uma memorável gestão), no ano de 1996, em comum acordo com seus pares diretivos promoveu a alteração do seu nome de Ciclo de Conferências de Administração para Congresso de Administração Goiás e Tocantins. O II Conad foi realizado de 15 a 17 de setembro de 1996, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, com o tema Administração no Terceiro Milênio, contando com um número inédito de 1.530 participantes.
A 4ª edição realizada de 9 a 11 de setembro de 1999, no Centro de Cultura e Convenções, cujo tema principal foi Redesenhando o Futuro da Administração, com o aumento fantástico do número de participantes chegando a 2.864, recebeu em definitivo, o que já não era mais evento, a sua certidão batismal de Conad– Congresso Nacional de Administração.
No ano de 2001, a edição do VI Conad, realizado de 25 a 27 de outubro, trouxe para Goiânia, pela primeira vez, o VII FIA - Fórum Internacional de Administração, superando todos os eventos nacionais da categoria com o histórico público de 4.100 participantes. A gestão administrativa do Conad a partir desta edição deixou de ser do CRA-GO/TO para ser conduzido pelo Sinago – Sindicato dos Administradores de Goiânia, idealizado e que tem como principal fundador, o Administrador Samuel Albernaz.
O XIV Conad que está sendo realizado no Centro de Cultura e Convenções, Goiânia, que começou ontem quinta-feira e termina amanhã, sábado, é atualmente o mais importante encontro da categoria das Américas e oferta aos seus participantes palestras e debates, ministrados por pessoas que representam o que há de melhor na Inteligência nacional.
Neste mesmo espaço de jornal há algumas semanas eu disse e agora repito: “ainda bem que Samuel Albernaz resolveu contrariar seu pai, ao decidir cursar Administração de Empresas”. Sorte de Goiás e da Administração brasileira.
Ubirajara Galli é escritor, diretor do Instituto Cultural José Mendonça Teles e membro do Conselho de Cultura do Município de Goiânia, do Conselho Editorial da Universidade Católica de Goiás, da União Brasileira de Escritores, Seção de Goiás, da Academia Goiana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
Este artigo foi publicado no Jornal Diário da Manhã, em 18/09/2009.
Ubirajara Galli