AGAD pede revitalização do projeto art decó de Goiânia

Em mensagem dirigida ao prefeito Íris Rezende e ao secretário de Cultura do Município, Kleber Adordo, o presidente AGAD, Adm. Samuel Albernaz, solicita sanção da lei que cria o Museu Atílio Corrêa Lima, com o objetivo de preservar, estudar, celebrar e revitalizar o estilo art decó de Goiânia. Art decó é o padrão decorativo, marcado por linhas retas ou circulares estilizadas, formas geométricas e design abstrato das construções históricas da Capital.
O líder classista acredita que sem uma política específica de proteção desse valioso patrimônio histórico e cultural, “esse estilo em breve desaparecerá por completo da paisagem arquitetônica goianiense, já que existe um processo agressivo de deterioração desse patrimônio”.
Samuel Albernaz diz que o projeto art decó de Atílio Corrêa Lima é um dos mais significativos do Brasil e que o valor histórico e cultural dele é incalculável, já que representa a própria identidade cultural da Capital goiana que, desde a sua fundação, adotou esse estilo arquitetônico em seus principais edifícios e monumentos.