AGAD E SINAGO conclamam Administradores para uma cruzada

Reforçando iniciativas anteriores, a Associação Goiana de Administração e o Sindicato dos Administradores de Goiânia enviaram no início do ano ofício a todos os prefeitos empossados no Estado de Goiás, solicitando que os cargos de Secretário de Administração e Planejamento sejam ocupados por profissionais da Administração, devidamente habilitados.

Nas correspondências enviadas, a AGAD e SINAGO pedem, ainda, que os prefeitos goianos criem na estrutura funcional das prefeituras, cargos de provimento efetivo para a categoria dos Administradores, a serem preenchidos mediante concurso público, antecipando normas previstas na Proposta de Emenda a Constituição nº 317, em tramitação no Congresso Nacional, sugerida pelo Adm. Samuel.

O líder classista Samuel Albernaz, que no momento faz um giro pelos principais municípios goianos, entende que essa medida não só fortalece a categoria que representa, mas também dá aos prefeitos um suporte profissional de alto nível, neste momento muito importante da vida nacional, em que as administrações municipais são avaliadas mais pelo plano de obras apresentado e pela regularidade de suas contas junto aos órgãos fiscalizadores e controladores da aplicação de recursos públicos, do que pela ação política desenvolvida no município. É a fase das questões técnicas superando as ações políticas.

Dentro dessa linha de raciocínio, o dirigente da AGAD aplaudiu a iniciativa do novo prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, que atendeu ao primeiro pleito da associação e empossou o Adm. José Roberto Mazon no cargo de secretário de Gestão e Planejamento. Está sendo agendada reunião com o prefeito para apresentação do anteprojeto elaborado pela AGAD, que cria o cargo de Administrador naquela prefeitura.

O prefeito de Jussara, Paulo Carvalhaes, em reunião com os dirigentes da AGAD, no último dia 22 de janeiro, assumiu o compromisso de enviar à Câmara Municipal projeto de lei, para a criação do cargo de Administrador no quadro de pessoal efetivo e, posteriormente realizar concurso público. O anúncio desta importante conquista foi feito pelo presidente da AGAD, Samuel Albernaz, durante solenidade de colação de grau do curso de Administração na FAJ. O prefeito Paulo Carvalhaes parabenizou a AGAD pelo trabalho desenvolvido, no sentido de ajudar a melhorar a administração dos municípios.

O prefeito de Fazenda Nova, Daniel Martins Mariano, em reunião com os dirigentes da AGAD assumiu compromisso de analisar com muito zelo o anteprojeto tendo em vista a importância desse profissional para a prefeitura.

 Em Israelândia, o cargo foi criado em 2008, mas não foi realizado concurso. O prefeito Thelsandro de Almeida também assumiu compromisso de realizar concurso este ano. Enalteceu a iniciativa da AGAD em buscar a melhoria da administração das prefeituras.

No dia 23, os dirigentes da AGAD estiveram reunidos com o secretário de Administração Municipal de Iporá, Josimar Galvão de Melo, que se comprometeu a levar ao prefeito José Antônio da Silva Sobrinho o pleito da criação do cargo. Cabe destacar que Josimar  é formado em Administração e, que o prefeito atendeu  a primeira reivindicação da AGAD.

Presidente da AGAD, Samuel Albernaz afirma que os administradores, qualificados em nível acadêmico-científico legalmente aptos ao desempenho da vital missão de formulação e implementação de políticas públicas, contribuirão para o desenvolvimento de nossas cidades e para o aperfeiçoamento do processo decisório no âmbito municipal. Conclamou os colegas e a sociedade para esta cruzada, objetivando a profissionalização da máquina municipal e criando uma estrutura sólida extremamente qualificada de formação de recursos humanos.

Eis algumas prefeituras que atenderam ao pedido da AGAD e do SINAGO e criaram o cargo de Administrador: Rio Verde, Trindade, Piracanjuba, Nova Aurora, São Luiz de Montes Belos, Jataí, Mineiros, Caldas Novas, Israelândia e Catalão, onde foi nomeado o Adm. Rogério Aparecido da Silva Pires, para Secretário de Administração. Câmaras municipais que atenderam ao pleito da AGAD e criaram o cargo: Jataí e Catalão.